MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
JUSTIFICATIVA
A escolha desse tema se baseia no reconhecimento da humanidade como um valor, a promoção de justiça social, o combate à desigualdade, as garantias fundamentais de alimentação, educação, moradia, liberdade, a sustentabilidade são desafios que perduram, tornando-se também desafios para o nosso tempo e para a próxima geração. A educação para os direitos humanos desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Dessa forma, “a educação em direitos humanos é considerada, de maneira geral, como parte integrante do direito à educação” (UNESCO, 2006 p. 14). A educação para os direitos humanos não se limita apenas à transmissão de informações, mas busca criar um ambiente propício para o diálogo e a reflexão. Estratégias pedagógicas participativas, como debates, atividades práticas e projetos interdisciplinares, permitem que os estudantes compreendam a relevância dos direitos humanos em diferentes contextos, estimulando o pensamento crítico e a consciência social.
Em síntese, a educação para os direitos humanos na escola representa um importante instrumento para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Ao promover o entendimento e o respeito pelos direitos fundamentais de todos os seres humanos, ela prepara os jovens para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo com consciência e responsabilidade. Ao adotar práticas pedagógicas inclusivas e democráticas, a escola se torna um espaço propício para a formação de cidadãos críticos e engajados na promoção de uma sociedade mais justa, fraterna, inclusiva e sustentável.