Eletiva nº 2 - Empreendedorismo na Prática: conquistando sonhos e descomplicando o sucesso

RESPONSÁVEL


AMANDA FARIAS SILVA

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A eletiva foi desenvolvida com o objetivo de capacitar os alunos do 8º e 9º ano para montar um pequeno negócio, aplicando conceitos de matemática financeira e habilidades empreendedoras para controlar suas finanças, de modo a tomar decisões mais eficazes e sustentáveis.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Serão utilizados recursos que promovem o engajamento, a colaboração e a autonomia dos estudantes. Entre eles, destacam-se as tecnologias digitais, como plataformas interativas, softwares educacionais e aplicativos para resolução de problemas; materiais manipuláveis, como jogos, maquetes e modelos físicos; além de estratégias colaborativas, como dinâmicas em grupo, estudos de caso e debates. Também serão incorporados recursos audiovisuais, como vídeos, podcasts e animações, para enriquecer a compreensão dos conteúdos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância do projeto será realizada por meio de uma Feira de Empreendedorismo Escolar, onde os estudantes do 8º e 9º ano apresentarão seus planos de negócios e comercializarão os produtos. Cada grupo terá um stand para expor seu plano, destacando estratégias de mercado, cálculos financeiros e a viabilidade de suas ideias. Durante o evento, os alunos aplicarão na prática conceitos de Matemática Financeira, como custos, margens de lucro e fluxo de caixa, além de desenvolver habilidades como comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas. O objetivo é conectar teoria e prática, promovendo o protagonismo juvenil e a cultura empreendedora.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 3 - Sementes de Mudança

    RESPONSÁVEL


    LÍVIA QUEIROZ

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • JUSTIFICATIVA A escolha desse tema se baseia no reconhecimento da humanidade como um valor, a promoção de justiça social, o combate à desigualdade, as garantias fundamentais de alimentação, educação, moradia, liberdade, a sustentabilidade são desafios que perduram, tornando-se também desafios para o nosso tempo e para a próxima geração. A educação para os direitos humanos desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Dessa forma, “a educação em direitos humanos é considerada, de maneira geral, como parte integrante do direito à educação” (UNESCO, 2006 p. 14). A educação para os direitos humanos não se limita apenas à transmissão de informações, mas busca criar um ambiente propício para o diálogo e a reflexão. Estratégias pedagógicas participativas, como debates, atividades práticas e projetos interdisciplinares, permitem que os estudantes compreendam a relevância dos direitos humanos em diferentes contextos, estimulando o pensamento crítico e a consciência social. Em síntese, a educação para os direitos humanos na escola representa um importante instrumento para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Ao promover o entendimento e o respeito pelos direitos fundamentais de todos os seres humanos, ela prepara os jovens para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo com consciência e responsabilidade. Ao adotar práticas pedagógicas inclusivas e democráticas, a escola se torna um espaço propício para a formação de cidadãos críticos e engajados na promoção de uma sociedade mais justa, fraterna, inclusiva e sustentável.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Envolverá uma combinação de diferentes abordagens pedagógicas, visando tornar o aprendizado mais atrativo e envolvente. • Tempestades cerebrais. • Aulas expositivas dialogadas. • Estudo de casos para análise crítica de situações reais. • Debates e discussões em grupo. • Palestra. • Atividades práticas, como simulações de assembleias, teatros. • Visita guiada à Cãmara Municipal.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição de uma linha do tempo.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 4 - Construindo Caminhos com a Língua Portuguesa

    RESPONSÁVEL


    GESSICA GOMES BATISTA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Proporcionar aos alunos oportunidades de vivenciar a integração entre escrita e teatro, fortalecendo a capacidade de trabalhar em equipe, comunicar ideias de forma clara e construir uma conexão significativa com sua comunidade e cultura local.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Estimular a escrita criativa por meio da elaboração de contos, poemas, crônicas e narrativas que representem elementos culturais de Goiás.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância da Eletiva Construindo Caminhos com a Língua Portuguesa busca consolidar as aprendizagens e experiências vivenciadas pelos estudantes ao longo do processo, proporcionando um momento de celebração e compartilhamento com a comunidade escolar.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 5 - GeoGames: Explorando o Mundo Jogando

    RESPONSÁVEL


    Eliete Alves Moreira

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Nesta eletiva, vamos explorar o mundo da Geografia através de jogos digitais e analógicos, desafios interativos e atividades em equipe. Você poderá testar seus conhecimentos sobre mapas, curiosidades geográficas, fenômenos naturais e muito mais, tudo de forma dinâmica e envolvente!
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • As práticas a serem realizadas são: *Estratégias de domínio territorial e geopolítica. *Construção de mapas e análise de territórios. *Criação de jogos. *Exploração de lugares e desafios baseados em coordenadas. *Elementos do clima e impactos ambientais. *Distribuição de recursos naturais e economia global.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Encerrar a eletiva de forma dinâmica e interativa, permitindo que os alunos apresentem seus aprendizados por meio da criação, demonstração e experimentação de jogos geográficos. Os estudantes apresentarão jogos desenvolvidos ao longo da eletiva. Explicando as regras, objetivos e conceitos geográficos aplicados nos jogos. Exposição de sala temática para visitação.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia
    •  História



    Eletiva nº 6 - Quadros Vivos: Do Palco à Fotografia

    RESPONSÁVEL


    Welton Roger Paulino Araújo

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A eletiva Quadros Vivos: Do Palco à Fotografia oferece para os estudantes a oportunidade de desenvolver o pensamento crítico, a inteligência dramática, a escrita criativa e a produção cênica autoral, consciência de composição e produção de imagens integrando o multiculturalismo, alfabetização midiática e informacional (AMI) no contexto das goianidades.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • -Iniciar o processo com uma pesquisa sobre as diversas matrizes étnicas e culturais, com ênfase na identidade goiana/brasileira. -Realizar atividades de reflexão e debate para que os estudantes possam compreender a importância da diversidade cultural no contexto artístico e social. -Introduzir a leitura e análise de peças teatrais, vídeos de performances cênicas e outros formatos de expressão artística. -Incentivar a discussão sobre as manifestações culturais presentes nessas produções, promovendo uma compreensão crítica e contextualizada. -Estimular os estudantes a realizarem pesquisas sobre diferentes manifestações culturais, integrando esses elementos de forma inovadora na criação de cenas teatrais e outros formatos expressivos. -Orientar o desenvolvimento de projetos autorais, como cenas teatrais, monólogos, contos, considerando a diversidade cultural como elemento central. -Realizar práticas experimentais, explorando técnicas teatrais, expressão corporal e vocal, estimulando a criatividade dos estudantes. -Realizar a produção de imagens fotográficas e desenhos inspiradas em obras de artes visuais famosas ou de cenas de obras de teatro, filme e livros.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Temos como proposta para a culminância da Eletiva: ● Exposição Cultural; ● Registro e Exposição de Vídeos. ● Exposição das fotografias e desenhos produzidos pelos alunos. ● Apresentação Teatral.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 7 - SAÚDE E BEM-ESTAR

    RESPONSÁVEL


    MIRELLE RAQUEL SILVA DOS SANTOS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • PROPOR PARA OS ALUNOS A IMPORTANCIA DE VIDA ATIVA PARA VIVER BEM
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • AULAS ELABORAIS E COLETIVAS SOBRE O TEMA
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • EXPOR O OBJETIVO QUE OS ALUNOS CHEGARAM E DEMOSTAR SEUS CONHECIMETOS DURANTE A ELETIVA.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Educação Física



    Eletiva nº 9 - Palavras em ação

    RESPONSÁVEL


    MARIA DE CASTRO FERREIRA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Ampliar a capacidade de escrita criativa e crítica, fomentando a produção de crônicas autorais .
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Conversa informal com os alunos para apresentação da proposta de trabalho; • Roda de leitura de textos de vários gêneros, incluindo textos relacionados à disciplina de História de Goiás; • Atividades interativas envolvendo recorte, colagem e escrita sintetizada de conteúdo; • Produções orais e escritas;
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • • Apresentação em stands das atividades produzidas durante as aulas; • Exposição oral pelos alunos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 10 - A Cidade que Habita em Nós

    RESPONSÁVEL


    FLAUBERT SOUZA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Potencializar o processo de aprendizagem através do conhecimento sobre cidades, possibilitando ao estudante aprender conceitos fundamentais sobre o território, economia da cidade, moradia e mobilidade urbana.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A eletiva será desenvolvida por meio de: • Aulas expositivas e dialogadas: Uso de materiais multimídia (imagens, vídeos e mapas). • Estudos de Caso: Análise de exemplos históricos e contemporâneos de cidades. • Atividades Práticas: Produção de maquetes, mapas mentais e críticos. • Debates e Simulações: Discussão sobre questões urbanas reais e propostas de soluções. • Produção Cultural: Criação de murais, fotografias e poemas inspirados na dinâmica urbana.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • • Maquetes: Representando cidades sustentáveis ou reimaginando espaços urbanos locais. • Painéis Temáticos: Exposição de cartazes ou infográficos sobre temas como mobilidade, sustentabilidade e planejamento urbano. • Interatividade: Jogos ou simulações sobre urbanismo, como montar a cidade ideal.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia
    •  História



    Eletiva nº 11 - TECHMAKER

    RESPONSÁVEL


    JOYCE KARLA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver habilidades criativas, críticas e colaborativas dos estudantes, por meio da exploração da robótica educacional, utilizando o sistema STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e abordagem Maker. Promovendo o aprendizado interdisciplinar e o pensamento computacional, capacitando os alunos para resolver problemas, projetar e construir projetos, fomentando assim a inovação, o trabalho em equipe e o interesse pela ciência e tecnologia.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Serão incentivados a explorar sua criatividade, gerar novas ideias e soluções inovadoras ao projetar e criar projetos de STEAM Maker e robótica.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A Culminância será feita através de exposição de trabalhos realizados pelos alunos procurando aproveitar as habilidades particulares e as desenvolvidas na Eletiva.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências



    Eletiva nº 12 - Mentes sustentáveis: repensando o futuro

    RESPONSÁVEL


    Renata Assunção Santos

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Possibilitar aos estudantes no Cepi Felismina, estudos e análises dos conhecimentos e fundamentos básicos da Educação Ambiental
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Promover a conscientização sobre questões ambientais e os impactos das ações humanas no meio ambiente.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância se dará pela apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos, tais como cartazes, atividades interativas, projetos recicláveis realizados nas oficinas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Geografia