Eletiva nº 15 - Caminhos de Autodescoberta: Me vejo, Te vejo

RESPONSÁVEL


LÍVIA QUEIROZ

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A eletiva Caminhos de Autodescoberta: Me vejo, Te vejo é uma iniciativa transformadora que centra suas práticas no desenvolvimento essencial do autoconhecimento e do respeito mútuo entre os estudantes. Ao longo desta eletiva, os estudantes são orientados a mergulhar em uma jornada de descobertas pessoais, permitindo que eles reconheçam, compreendam, e valorizem suas próprias identidades, interesses e limites. A formação integral dos estudantes passa pela compreensão de si mesmos, suas emoções, valores e identidades. O autoconhecimento é essencial para a construção de relações interpessoais saudáveis, tomada de decisões conscientes e desenvolvimento de uma autoimagem positiva. Em um mundo em constante mudança, é fundamental que os alunos estejam preparados para enfrentar desafios pessoais e sociais com confiança e empatia. Simultaneamente, a eletiva enfatiza a importância de olhar além de si mesmo, incentivando os estudantes a cultivarem empatia e compreensão das diversas perspectivas e necessidades de seus colegas. Isso é feito através de atividades interativas e dinâmicas que promovem a escuta ativa e o diálogo construtivo, elementos fundamentais para a convivência harmoniosa e enriquecedora. Ao explorar seus próprios espaços e os espaços dos outros, os estudantes aprendem a equilibrar suas aspirações pessoais com o respeito ao ambiente coletivo, desenvolvendo habilidades socioemocionais que são cruciais para a vida em sociedade. Na eletiva Caminhos de Autodescoberta: Me vejo, Te vejo, cada estudante é encorajado a trilhar um caminho de colaboração e respeito, construindo, assim, uma comunidade escolar mais coesa e respeitosa.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Aulas expositivas dialogadas. • Testes e dinâmicas de autoconhecimento. • Palestra. • Dinâmicas de grupo. • Rodas de conversa. • Tempestades cerebrais.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição de Mosaicos individuais e coletivos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  História
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 16 - MISSÃO LINGUAGEM -NÍVEL AVANÇADO

    RESPONSÁVEL


    ALESSANDRA BARBOSA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A Eletiva MISSÃO LINGUAGEM -NÍVEL AVANÇADO surge como uma proposta inovadora para tornar o estudo da Língua Portuguesa mais dinâmico, envolvente e significativo. Acreditamos que a ludicidade e a interatividade são ferramentas poderosas para desmistificar os "descritores" (habilidades e competências avaliadas), transformando-os em desafios prazerosos a serem superados. Ao invés de uma imposição, o aprendizado se tornará uma jornada de descoberta, onde a experimentação e a colaboração serão incentivadas.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • * Bingo Ortográfico *Trilha da acentuação * Livro na caixa *Pizza Literária *Jogo da velha com figuras de Linguagem e Produção de Cartaz *Atividades int6erativas – Setembro Amarelo *Bingo dos gêneros textuais *Conjunção na pista – Jogo em trio *Rotação por Estação – Conjunções *Jogo – Salada do conhecimento * DEntre outros
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância do projeto será realizada na Unidade Escolar em um evento que celebre o aprendizado e a criatividade dos alunos, com a participação de professores e alunos de outras turmas.  Exposição Interativa: Montagem de estandes onde os alunos apresentarão os jogos e as atividades desenvolvidas durante a eletiva, convidando o público a participar e experimentar.  Oficinas Temáticas: Os próprios alunos, ou grupos deles, poderão ministrar pequenas oficinas interativas sobre algum descritor específico, utilizando os jogos e dinâmicas que mais gostaram.  Game Show da Língua Portuguesa: Um divertido game show com perguntas e desafios sobre os descritores e conteúdos abordados, com a participação do público. A culminância será um momento de reconhecimento do trabalho e do empenho dos alunos, reforçando a ideia de que a Língua Portuguesa pode ser divertida, desafiadora e uma ferramenta poderosa para a expressão e a transformação.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 17 - Bem-Estar em Foco: Zoom na Sua Saúde e Felicidade.

    RESPONSÁVEL


    ADELICIO SIMÃO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover a conscientização dos estudantes sobre a importância da saúde física, mental e emocional, incentivando hábitos saudáveis e práticas de bem-estar para melhorar a qualidade de vida
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Autoconhecimento e autoestima – descobrir quem você é e valorizar sua própria história. • Alimentação saudável na prática – receitas fáceis, leitura de rótulos e escolhas conscientes. • Movimento e energia – alongamentos, danças, esportes e exercícios divertidos. • Saúde mental – lidar com estresse, ansiedade e equilíbrio com redes sociais. • Oficinas especiais – culinária saudável, yoga, teatro, mural interativo, debates e apresentações criativas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Feira da Saúde e Bem-Estar Escolar: os alunos organizarão com:  Estações temáticas (alimentação saudável, saúde mental, corpo em movimento, saúde digital, autocuidado).  Apresentações de danças, cartazes e infográficos.  Exposição de receitas saudáveis e degustações.  Distribuição de panfletos informativos produzidos pelos estudantes.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 18 - Level Up: Brincar e Aprender

    RESPONSÁVEL


    GESSICA GOMES BATISTA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Destinada a alunos de 6° e 7° ano como foco na ampliação da aprendizagem voltada a língua portuguesa.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Atividades dinâmicas que envolva gramática e vários outros aspectos da língua portuguesa.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição de trabalhos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 19 - TechMaker

    RESPONSÁVEL


    JOYCE KARLA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A eletiva de Robótica Educacional tem como proposta estimular a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas por meio da construção e programação de projetos tecnológicos. O curso será um espaço de aprendizagem prática e colaborativa, em que os estudantes poderão: Explorar conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM); Desenvolver projetos de robótica que unam teoria e prática; Trabalhar em equipe, promovendo a cooperação e o protagonismo estudantil; Utilizar a robótica como ferramenta para compreender e solucionar desafios do cotidiano; Incentivar a inovação e o empreendedorismo jovem, preparando o estudante para o futuro digital.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • ideia é que os alunos passem por ciclos de experimentação (aprender, aplicar, testar, corrigir e apresentar), vivenciando o espírito STEAM.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentar à comunidade escolar os projetos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do semestre, promovendo a troca de experiências, a valorização da criatividade e o protagonismo juvenil.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Matemática



    Eletiva nº 20 - Sons da Infância

    RESPONSÁVEL


    Welton Roger Paulino Araújo

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Apreciar e compreender a estética da música por meio da prática do canto coral, desenvolvendo a expressão vocal, a escuta e o senso estético, e ampliando o conhecimento sobre diferentes estilos, gêneros e culturas musicais.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Desenvolver a técnica vocal: Conscientização da respiração, postura, apoio e ressonância, a fim de utilizar o aparelho fonador de forma saudável e expressiva. • Ampliar o repertório musical: Conhecer e interpretar canções dos gêneros erudito, popular e folclórico, compreendendo suas características e contextos históricos. • Estimular a escuta atenta: Desenvolver a percepção auditiva para afinação, entrosamento vocal e equilíbrio sonoro no grupo. • Promover o trabalho em equipe: Cultivar a cooperação, o respeito e a responsabilidade coletiva na construção do resultado sonoro do coral. • Analisar a estética musical: Debater e refletir sobre a beleza, a expressividade e o significado das obras musicais interpretadas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância do projeto será um momento cultural onde os alunos do coral se apresentarão para as demais turmas da Unidade Escolar. A proposta é que a apresentação seja em um ambiente acolhedor e intimista. Além do coral, o momento pode incluir: • Apresentação de solos ou duos de alunos que se sentirem à vontade. • Uma breve explanação dos alunos sobre a estética das músicas escolhidas. • Exposição de um painel com fotos e textos produzidos pelos alunos sobre o percurso do projeto.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 21 - Mentes Sustentáveis

    RESPONSÁVEL


    Renata Assunção Santos

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover a educação ambiental de forma prática, participativa e transformadora, formando estudantes protagonistas na busca por soluções sustentáveis dentro e fora da escola.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Incentivar hábitos de consumo consciente e reaproveitamento de materiais. Campanhas educativas dentro, utilizando cartazes, redes sociais.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A avaliação será contínua, considerando a participação dos estudantes nas atividades.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 22 - UrbanCity: Descobrindo os Desafios das Cidades

    RESPONSÁVEL


    Eliete Alves Moreira

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover a compreensão crítica das dinâmicas urbanas, desenvolvendo o protagonismo juvenil na busca por soluções criativas e sustentáveis para os desafios das cidades.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • 1. Dinâmica inicial – “O que é uma cidade?” 2. Observação do entorno da escola. 3. Oficina de mapas mentais urbanos. 4. Debate: Problemas urbanos. 5. Oficina criativa – “Cidade dos Sonhos”. 6. Jornal Mural / Podcast Urbano. 7. Entrevista com a comunidade. 8. Oficina de sustentabilidade. 9. Projeto Final – “Minha Cidade Ideal”.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Ao final da eletiva, os alunos irão organizar uma mostra escolar aberta à comunidade, na qual apresentarão os produtos construídos ao longo do semestre. Formatos possíveis de apresentação: Maquetes coletivas representando a cidade ideal, com soluções para transporte, moradia, lazer e meio ambiente. Jornal Mural com reportagens, desenhos, fotografias e entrevistas sobre os problemas e soluções urbanas. Galeria de cartazes e infográficos mostrando os desafios e propostas para melhorar a cidade real. Exposição fotográfica: imagens capturadas pelos alunos durante as saídas de campo e observações do entorno. Apresentações orais ou teatrais: dramatizações mostrando problemas urbanos e como poderiam ser resolvidos. Podcast ou vídeo produzido pelos alunos com entrevistas e reflexões sobre a vida nas cidades. Objetivo da culminância: Compartilhar com a comunidade escolar as aprendizagens construídas. Valorizar a criatividade e o protagonismo estudantil. Incentivar uma reflexão coletiva sobre a importância da cidadania e da responsabilidade socioambiental no espaço urbano.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia



    Eletiva nº 23 - Jogos e Brincadeiras socializando e aprendendo

    RESPONSÁVEL


    MIRELLE RAQUEL SILVA DOS SANTOS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • mostrar para os alunos que a pratica esporte pode ser relaizada de varias maneiras
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • aulas serão tando praticas como teoricas, fala fabricação de alguns materias e brincaquedos
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • exopor o que foi vivenciado durante o semestre da eleiva
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física



    Eletiva nº 24 - Transformando ideias em ações

    RESPONSÁVEL


    MARILEIVA MOREIRA DE CIRQUEIRA

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Capacitar os alunos do 8º e 9º ano para montar um pequeno negócio, aplicando conceitos de matemática financeira e habilidades empreendedoras para controlar suas finanças, de modo a tomar decisões mais eficazes e sustentáveis.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Essa eletiva será utilizada a Aprendizagem Baseada em projetos para permitir que os estudantes aprendam ao resolver desafios reais, estimulando a tomada de decisões e o desenvolvimento de competências empreendedoras, bem como a Sala de Aula Invertida para promover a autonomia e o protagonismo.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância do projeto será realizada por meio de uma Feira de Empreendedorismo Escolar, onde os estudantes do 8º e 9º ano apresentarão seus planos de negócios e comercializarão os produtos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Ciências
    •  Língua Portuguesa
    •  MATEMÁTICA